Em sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Cáceres-MT, votou o Projeto de Lei Complementar 029 de 13 de dezembro de 2022, que dispõe sobre a aplicação do percentual final do índice do piso salarial aos Profissionais do Magistério. O piso em Cáceres, foi garantido a partir de uma greve deflagada pela categoria e que durou mais de um mês, afetando o ano letivo de 2022. 3e5240
Em Cáceres, a prefeita Eliene Liberato, pagou o piso como bem quis, de forma escalonada. A última parcela foi votada hoje, pela câmara municipal. Durante a votação, o Vereador Professor Leandro, representando a Comissão de Educação, composta pela Vereadores Mazé e Marcos Ribeiro, pediu modificação no texto.
Em seu discurso Leandro pontou, fazer-se necessário mencionar explicitamente no Projeto de Lei Complementar n.º 029, de 13 de dezembro de 2022, o seguinte:
1- Reajuste de 7,89% (sete vírgula oitenta e nove por cento), refere-se ao mês de janeiro de 2022;
2. Previsão do pagamento dos recursos correspondente a diferença da implantação do referido percentual na nova tabela dos profissionais de educação, desde o mês de janeiro de 2022;
3. Pagamento retroativo do reajuste de 4%, aplicado no mês de novembro de 2022, correspondente aos meses de janeiro a outubro de 2022, implantado pela Lei Complementar n. 190 de 09 de novembro de 2022.
4- Em termos legais garantir o pagamento da diferença dos valores resultantes da atualização da tabela salarial, aos profissionais contratados temporariamente (interino).
A proposta da comissão de educação foi refutada pela maioria dos vereadores, fato que afeta seriamente a vida dos profissionais da educação, principalmente dos professores interinos, que perderão cerca de 11,89%. Muitos professores estão se manifestando nas redes sociais e chamando Eliene de Caloteira:
“A sociedade precisa saber quem é a servidora pública/professora que enquanto tem o poder da nas mãos usa para massacrar sua classe. Vergonhoso!”.
“Os interinos terão um calote de quase 20%. Os efetivos de 11,89%”.
“Ave Maria. Tudo ruim já no primeiro dia de férias merecemos um pouco de paz depois de um ano difícil, tumultuado, conflituoso.”D
Durante a sessão, o vereador Isaias Bezerra, discursou em defesa da prefeita Eliene, uma professora que acompanhou a votação disse “o mesmo é contra a educação, não esperamos nada dele, são poucos os vereadores que tem a educação como bandeira”. Muitos estão preocupados com seus penduricalhos. Os relatos dos professores revelam a verdadeira cara da gestão, Eliene Liberato.
Comentários: 6c394f